Certificação GOTS

A certificação GOTS é a mais restrita no mercado para produtos orgânicos, integrando todas as etapas de processo têxtil, desde a produção da fibra ao produto acabado. O algodão é produzido de forma biológica certificada e todos os processos de fabrico envolvidos são inspecionados. Desta forma, assegura-se a rastreabilidade de todo o processo, garantindo ao consumidor que as suas roupas são produzidas com químicos amigos do ambiente e da saúde, em fábricas que respeitam critérios sociais justos. 

Produção Orgânica

A produção convencional de algodão é das mais poluentes do planeta, utilizando de forma intensiva químicos sintéticos tóxicos, tais como, fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Estima-se que este tipo de produção seja responsável por cerca de 25% do consumo mundial de herbicidas e 10% do consumo mundial de pesticidas.

Estes químicos sintéticos causam graves problemas ambientais e de saúde a longo prazo, contaminando o solo e as linhas de água, acabando por entrar na cadeia alimentar humana. Os agricultores e as suas famílias estão permanentemente expostos a estes químicos agressivos, com consequências grave para a sua saúde.

A produção de algodão orgânico não utiliza fertilizantes, pesticidas nem herbicidas químicos sintéticos. O solo é naturalmente fertilizado e conservado através da rotação de culturas. As ervas daninhas são removidas fisicamente e é mantido um equilíbrio ecológico natural que permite controlar as “pestes” através de insectos. A produção de algodão orgânico garante, também, um rendimento mais elevado aos pequenos agricultores.

Sem químicos perigosos

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo. Durante todo o processo de produção têxtil convencional (fiação, tingimento, estampagem, etc.) são utilizados agentes químicos bastante agressivos que podem conter, entre outros, arilaminas, formaldeídos, ftalatos, metais pesados (níquel, crómio, cobre, cobalto, etc.), que são nocivos para os seres humanos, podendo mesmo alguns ser cancerígenos.

Nas roupas orgânicas certificadas GOTS estes químicos perigosos são proibidos, existindo um controlo restrito ao longo de todo o processo de produção

Fábricas amigas do ambiente

Os produtos orgânicos certificados GOTS são produzidos em fábricas amigas do ambiente. Nas fábricas selecionadas há um forte controlo dos resíduos, que não podem ser lançados na natureza sem qualquer tratamento. As fábricas têm que manter um rigoroso registo de todo o processo, sendo regularmente auditadas por entidades independentes.

Condições de trabalho justas

Para obter a certificação GOTS, as fábricas têm que respeitar apertados critérios sociais, garantindo que os seus trabalhadores são tratados de forma justa, têm condições de trabalho seguras, não trabalham horas excessivas e recebem um salário adequado, com base nas normas da ILO (International Labour Organization). Quando compra um produto orgânico certificado GOTS tem a garantia de que foi eticamente produzido, sem exploração humana.

A importância da Certificação GOTS

Só a certificação GOTS do produto orgânico final garante que todo o processo foi respeitado. A simples referência a algodão orgânico não garante que o processo de fabrico é limpo e realizado em fábricas que não exploram seres humanos.

Saiba mais sobre a certificação GOTS: http://www.global-standard.org/the-standard/general-description.html